sexta-feira, 26 de março de 2010

Mário Cal Brandão

Assinalando-se hoje o Centésimo Aniversário do nascimento de Mário Cal Brandão, o Governo Civil do Porto promove Sessão Comemorativa no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis. Também a Federação do Porto do Partido Socialista leva a efeito na manhã do próximo dia 27, Sábado, algumas iniciativas destacando-se entre outras a Romagem ao Cemitério do Prado do Repouso (associando o também Centenário da República) e Ciclo de Conferências Mário Cal Brandão.
Grande lutador pela liberdade e pela democracia, foi várias vezes preso. Advogado, defendeu nos Tribunais Plenários Criminais muitos oposicionistas acusados pela ditadura. Apoiou as candidaturas de Norton de Matos e do General Humberto Delgado, foi candidato pela oposição à Assembleia Nacional e co-fundador da Acção Socialista Portuguesa e mais tarde do Partido Socialista. Foi o Primeiro Governador Civil do Porto pós-25 de Abril e deputado à Assembleia da República em várias legislaturas.
Portuense ilustre e socialista convicto, dele disse Mário Soares palavras que me apraz transcrever: "protótipo do homem bom do Porto, generoso, solidário, homem de princípios e valores...o exemplo de um socialista e extraordinário militante antifascista".

Sem comentários: