terça-feira, 14 de setembro de 2010

Definitivamente o Coma Andante e o benjamim da família, converteram-se ao neoliberaismo.


Governo cubano anuncia redução de meio milhão de empregos


O Governo de Cuba anunciou o início imediato de alterações na política de emprego, que entre várias medidas vão implicar a redução de mais de meio milhão de empregos estatais até meados de 2011.

A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), o único sindicato da ilha, publicou esta segunda-feira um «manifesto» que pela primeira vez oficializa os rumores que circulavam nas últimas semanas sobre uma redução drástica nos empregos do Estado. 
De acordo com o documento, a par desta eliminação maciça de empregos vai ocorrer «um incremento no sector não estatal» através de «novas formas de relação laboral não estatal como alternativa de emprego: arrendamento ou usufruto, as cooperativas e o trabalho por conta própria, para onde se vão deslocar centenas de milhares de trabalhadores nos próximos anos».
Todo este processo ocorrerá de forma gradual, mas a CTC adverte que «vai ser iniciado de imediato e pela sua magnitude vai abranger todos os sectores».
A central sindical também aludiu a uma «alteração do actual quadro laboral e salarial (...) pois já não será possível aplicar a fórmula de proteger ou subsidiar os trabalhadores com salários, e de forma indefinida», antes de sugerir que o actual sistema será progressivamente substituído pelo «pagamento por resultados».
Estas medidas, que constituem uma profunda alteração no sistema de trabalho cubano, foram precedidas por uma série de chamadas de atenção do Presidente Raul Castro sobre os encargos suportados pelo Estado e a necessidade de melhorar a produtividade e eficácia da economia de Cuba.

 tsf

Sem comentários: