domingo, 31 de outubro de 2010

EMBUSTE DE CANDIDATO ?


Ontem assistimos a uma dramática tentativa presidencial de disfarçar um enorme flop político com um embuste, nem sabemos se ingénuo, se desesperado.

De facto, o Presidente da República, sentindo pulsar em si ímpetos de candidato, resolveu fazer um número com o Conselho de Estado, desde logo inquinado por ter suscitado uma estranha ambiguidade: estávamos perante uma sede de aconselhamento por parte de Cavaco que seria satisfeita por tão circunspecto órgão ou perante uma grosseira tentativa de pressão política, mesmo que de generosos objectivos?

Se estávamos perante um pedido de conselho, qual era ele? Se estávamos perante uma tentativa de pressão, em que preceito constitucional se outorga ao Conselho de Estado uma tal competência, uma tal legitimidade?

Mas tudo isto se esvaziou como um balão furado, quando, ainda em plena reunião do Conselho de Estado, foi difundido por uma estação televisiva que o Governo e o PSD tinham chegado a acordo para a viabilização do orçamento. E em vez de engolir civilizadamente o flop, congratulando-se com o êxito das conversações, o Presidente, certamente impelido pela sua costela de candidato já declarado, fingiu que ainda não havia qualquer acordo quanto ao orçamento e apelou num palavreado entaramelado para que governo e PSD chegassem a um acordo até quarta-feira, quando não podia ignorar que esse acordo já fora alcançado.

Enfim, uma reunião de legitimidade duvidosa transformada num flop político, que se tentou disfarçar através de um embuste, desesperadamente destinado a transformar numa grande vitória aquilo que afinal não passou de uma enorme escorregadela.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

UMA PERGUNTA

A situação Orçamental, a gravidade da economia, ou se quisermos das finanças públicas face aos ataques especulativos, esgotam, sugam o Partido Socialista, quase esquecendo o seu candidato Presidencial, a três meses das Eleições...
Uma interrogação paira no ar: Falta Vontade...ou a inacção representa uma derrota antecipada?

Nenhuma das duas será boa...porque a partir de Maio os estrategas do Prof. Cavaco começaram a desenhar uma Nova Maioria....


Joaquim Paulo

sábado, 23 de outubro de 2010

O Branquinho pergunta, a Ongoing responde e dá-lhe um emprego

XIV Congresso PS Porto - Resultados

Lista A - tinha 292 Delegados eleitos
Lista B - tinha 219 Delegados eleitos

Resultados para a Comissão Política Distrital:

Lista A - 303 Votos  -  eleitos 39
Lista B - 244 Votos  -  eleitos 32

Moções:
Lista A - 285 Votos
Lista B - 188 Votos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As imagens do crime contra o Concelho de Matosinhos.

Entrada para Rotunda do Cemitério de Leça do Balio


Rotunda do Cemitério de Leça do Balio
 


 Via de avesso à R. de Gondivai - Leça do Balio



Via de avesso à R. de Gondivai - Leça do Balio


Via de avesso à R. de Gondivai - Leça do Balio


Via de avesso à R. de Gondivai - Leça do Balio


Via de avesso à R. de Gondivai - Leça do Balio


R. Cândido dos Reis - sentido Matosinhos, depois da Bomba da BP - um obstáculo que corta a via num sentido. Rua em obras da responsabilidade da Indáqua.


R. Cândido dos Reis - sentido Matosinhos


Rotunda do Nó de Custóias, para entrada na A4 e VRI - os utentes mesmo com constrangimento da via, ignoram a auto-estrada. Fila até ao viaduto do Metro da estação de Custóias.

Rotunda do Nó de Custóias, para entrada na A4 e VRI - os utentes mesmo com constrangimento da via, ignoram a auto-estrada. Fila até ao viaduto do Metro da estação de Custóias.


Faço diariamente o  trajecto entre Guifões - Leça do Balio e vice-versa, pela A4, onde habitualmente gasto cerca de 10 minutos, pelos 8 Kms. Hoje resolvi fazer o trajecto por dentro do Concelho. Saí de Leça do Balio às 18H15 e cheguei a Guifões às 18H50. Como pude verificar, centenas de automobilistas fizeram o mesmo. Apesar da fraca qualidade das fotos, aqui fica o registo do crime contra os habitantes deste concelho.

Carlos Alberto Ferreira

domingo, 17 de outubro de 2010

A cegueira politica de quem vive de joelhos perante o poder central, pode matar o que resta da economia desta região

"Si yo voy con mis cinco euros en el bolsillo, me tienen que cobrar, no tengo por qué estar obligado a comprar ningún dispositivo", explica el presidente de la patronal, José Manuel Fernández Alvariño.
Jornal: El Mundo
http://www.elmundo.es/elmundo/2010/10/15/galicia/1287161465.html

Conforme se pode verificar, os próprios Espanhóis, consideram esta situação um atentado contra a economia da região Norte, pois o  sistema de cobrança é confuso, e caro, para os residentes fora do território nacional.
O poder central, na ânsia de tudo querer cobrar, está a cometer um atentado contra um dos principais investimentos lideres da anterior legislatura, o IKEIA.  Só por desconhecimento ou por cegueira politica de quem vive de joelhos perante o poder central, se deixa que este investimento sofra a erosão de uma parte significativa dos seus utilizadores e clientes, que vêm da vizinha Galiza. E depois o que fazer com mais desemprego, quando as estruturas locais não têm capacidade para o absorver, nem as autoridades concelhias têm resposta para o problema. Talvez não saibam que dentro em breve a mesma rede comercial abrirá na Corunha uma superfície semelhante. A mesma situação se passa com o Aeroporto de Pedras Rubras, que hoje em dia já atrai cerca de meio milhão de utilizadores Galegos.
O problema aqui é evidente. O método de cobrança é confuso e torna-se dispendioso, 77€, para 76Kms. Não querendo a revogação da cobrança, até porque quem andar na A9 na Galiza paga os olhos da cara, a alternativa, para o problema passa pela retirada dos pórticos na A4 entre S. Mamede Infesta e a saída de Custóias. Assim, quem nos visita, vindo da Galiza, utilizaria a A3, pagaria a portagem pelos métodos convencionais, não havendo assim confusões com o modo de pagamento. Sairiam na saída da A4 percorrendo-a até à confluência com a A 28 sentido Viana do Castelo, quem quiser ir para o IKEA, ou para o Aeroporto sairiam na VRI.

Carlos Alberto Ferreira

Portugal implanta el peaje más caro y caótico del mundo

Si usted vive en Galicia y quiere viajar a Portugal prepárese para pagar el peaje más caro del mundo: 77 euros por un tramo de 76 kilómetros. Desde este viernes se ha implantado en el país vecino una tasa para la nueva autovía A-28, que discurre por la costa, y para la circunvalación de entrada en Oporto. Más de un euro por kilómetro es la tarifa que deberán abonar todos aquellos que circulen por primera vez desde la localidad de Viana do Castelo hasta la capital del Douro.

El tráfico de pasajeros hacia el aeropuerto Sá Carneiro (utilizado por 420.000 gallegos al año) o a multinacionales como Ikea ha aumentado en los últimos años de forma considerable y el telepeaje se convierte en una gran amenaza.

El Mundo

Carlos Alberto

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cobrança da Scut A4 - um crime contra o Concelho de Matosinhos

Os dirigentes do PS Porto deveriam neste momento manter uma atitude de Low Profile, pelo menos em respeito pelos socialistas que têm de dar a cara, todos os dias, por alguns erros deste Governo.
Sempre defendi que as chamadas SCUT's deveriam acabar. Desde que Santana Lopes, em 2004, pegou no assunto, fui o único socialista, que eu conheça, em Matosinhos a concordar com ele. De facto não há, nem havia, razões para a proliferação de Scut's, no litoral. na sua génese as Scust's existiam para o desenvolvimento do Interior mais carenciado, onde nenhuma empresa arriscaria a investir numa Auto-Estrada, em que o retorno do investimento era muito demorado.
Mas agora, na ânsia de tudo cobrar, cometeram-se erros:
1º - A cobrança não arranca em simultâneo em todo o País. O Norte começa a pagar primeiro.
2º - O valor das portagens não são iguais e em certos concelhos o valor é demasiadamente excessivo. Não há coerência nos valores.
3º - No que me diz respeito o pagamento de portagens na A4, entre o nó de Custóias e S. Mamede Infesta, ou seja, o percurso da A4 que atravessa o concelho de Matosinhos, e que veio colmatar uma lacuna no que concerne à mobilidade dos seus residentes, a introdução de uma medida de cobrança aos utilizadores desta via, afectará irreversivelmente a mobilidade sustentada dos Matosinhenses, bem como o seu desenvolvimento e integração solidária da sua população. Esta medida, acabada de ser implementada, discriminará pela negativa os cidadãos de Matosinhos, que serão cobrados por trajectos rápidos urbanos. A A4 é uma estrutura que complementa uma rede viária concelhia a qual se encontra, há muito, saturada.
Em tempos recentes, foi-me dito por um responsável federativo, que havia um estratégia para a questão das Scut's, no Porto. Que havia optado pela negociação em silêncio, evitando por-se em bicos de pés, o que poderia prejudicar os interesses da região. Pois está à vista os efeitos dessa "negociação". Somos os primeiros a pagar e a pagar os valores mais caros por Km. Quanto à estratégia estamos conversados. E aqui não me quero alongar mais, pois a campanha interna já terminou e os militantes já se pronunciaram. Mas não me calam a revolta, por ver um PS ineficaz na defesa dos interesses das populações que dizem representar. Podemos estar muito contentes connosco próprios com resultados recentes, o problema vai ser quando o povo falar nas urnas. Aí não vai haver pagamento de quotas suficiente para conter os danos.Talvez, quando muitos dos que agora se congratularam com a medida começarem a pagar na VCI (já repararam que agora é a A20), para se deslocarem dentro da cidade e concelho do Porto, mudem de opinião.

Carlos Alberto Ferreira

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aniversário dia 15 de Outubro

Na próxima 6ª feira eu e a Maria fazemos 23 anos de casados. Como prenda de aniversário, vou leva-la ao lugar mais caro de Matosinhos. Vamos viajar de carro no troço da A4 entre a Avª da República e a saída para S. Mamede Infesta.

Carlos Alberto

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Foge, foge que é uma SCUT.

Os estrangeiros que nos visitam vão começar a rir à gargalhada quando descobrirem que, para os portugueses, as SCUTS são auto-estradas, mas as auto-estradas não são SCUTS.

As isenções e o pagamento das SCUTS são das maiores obras de "engenharia" que Portugal produziu desde a barragem de Cabora Bassa. O último prego neste caixão foi anunciado pelo Ministério das Obras Públicas: "os veículos com matrícula estrangeira estão obrigados à utilização de um dispositivo electrónico". Os nossos hermanos, quando aqui entrarem para comprar um galo de Barcelos, ou qualquer estrangeiro que nos visita, nem vão acreditar no que lhes vai acontecer. Primeiro vão ter de estudar, antes de entrar em Portugal, o que são SCUTS e o que são auto-estradas. E, logo aí, vão começar a rir à gargalhada quando descobrirem que, para os portugueses, as SCUTS são auto-estradas, mas as auto-estradas não são SCUTS. Depois, assim que passarem a fronteira, começa a grande odisseia: como adquirir o "dispositivo electrónico" pré-pago; que quantia deixar em "depósito" e outras interrogações próprias de qualquer viajante. Finalmente, à saída, dirá o marido: estes portugueses são complicados. Ao que a mulher responderá: o melhor é não voltarmos cá mais.  A descrição parece caricaturada, mas na realidade é o que se vai passar. Depois do fado, seremos distinguidos pelas SCUTS. Este é um exemplo de como a electrónica é utilizada para complicar e não para simplificar.

Tomás Vasques

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A minha Filha é riquíssima.

A minha filha de 14 anos também vai ser chamada a pagar a crise. Descobri que tinha cá em casa uma milionária sem o saber. Vai pois ficar sem os 22€ de abono que recebia por via das dúvidas.
De pequenino é que se torce o pepino.

Carlos Alberto

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Espalhar merda é fácil. O difícil é tomar decisões.

Há decisões que tomamos na vida que depois temos que arcar com as respectivas consequências. Sejam boas ou más elas irão nos acompanhar para sempre. As decisões  mais difíceis e amargas duram mais. Sempre tive por lema que é melhor ter pecado por excesso do que por omissão. Ficará a minha a consciência tranquila, por tudo ter feito para ter encontrado a "solução" para um problema presente e futuro. 

Terei sempre de estar capaz a tomar  decisões difíceis, que inclusive possam afectar alguém próximo. No momento em que a decisão está tomada não posso duvidar, é o momento da acção, de leva-la à pratica, de colocar todo o empenho e seguir em frente.

No entanto, tenho de aceitar que as decisões possam mais tarde gerar equívocos. Dai, só me resta tirar as conclusões pertinentes, analisando o motivo dos mesmos com vista a evitar que possam voltar a repetir-se no futuro.

"O fraco fica em dúvida antes de tomar uma decisão; o forte, depois."
(Karl Kraus)

Carlos Alberto

domingo, 10 de outubro de 2010

A feira das vaidades.

Hoje li algo numa pastelaria em Vila Real, que bem se pode adaptar a Matosinhos:


"As vaidades compram-se e vendem-se, em Matosinhos, à mesa do café."

 

 Carlos Alberto

Sabemos que perdemos SIM, mas ganhamos gente SIM, CLARO!

Derrota, sim claro, mas valeu pena? Sim claro genuinamente e com alma, estivemos num projecto que não morre aqui claro, para o bem do PS Porto e Nacional. Através dos Delegados e de todos aqueles que farão parte da Comissão Politica e outros Órgãos Distritais, que valorizarão com toda a certeza o Partido Socialista no Porto, sendo o Partido o mais IMPORTANTE.

"Camaradas, alcançamos 46% (4700 votos) e a outra candidatura (5500 votos) 54%, pela confiança que transmitiram e pelo empenho neste projecto que agora começa, o Meu Muito Obrigada! Conto consigo!

José Luís Carneiro"


Joaquim Paulo

Resultados em Leça do Balio

Com atraso, pelo envolvimento ontem em toda a eleição, particularmente em Leça do Balio que deu o 3º melhor resultado de Matosinhos ao José Luís Carneiro:

Lista A: 33 Votos Lista B: 30 Votos (um grande resultado, quando nos auguravam um Xito, e ficamos num empate técnico ou se quiserem numa vitória mitigada)

Delegados: Lista A: 3 Lista B: 2

Um Obrigado a todos que acreditaram, e continuarão a acreditar neste projecto,e nesta equipa que desde as eleições em Março, conquistou, agora num universo menor, mais três votos, tendo a outra equipa, do secretariado, perdido 10 votos).


Renato Sampaio ganhou 54%, contra 46 de José Luís Carneiro Parabéns ao vencedor.

No entanto, como referi em post anterior, nada ficará na mesma, a proximidade dos resultados a envolvencia de mais de 10 mil militantes obriga ao diálogo e à capacidade de construir novas ideias em conjunto, não há mais lugar ao "dictat" e à arrogância, esta é a virtude que os resultados também ditaram.

Joaquim Paulo

Sondagens

Resultados das duas últimas sondagens da Intercampus: Outubro e Julho.

LEGISLATIVAS

PSD  —  35,2% Outubro —  39,2% Julho
PS —  32% — 34,4%
PCP —  11,1% — 9,5%
BE —  10,6% — 9%
CDS-PP —  9,1% — 5,9%

Que significado dão os passistas ao trambolhão de 4% do PSD? E à subida de 3,2% do CDS-PP?

PRESIDENCIAIS

Cavaco Silva —  55,5% Outubro59,4% Julho
Manuel Alegre —  30,7% — 26,8%
Francisco Lopes —  5,6% — Não estava na corrida em Julho
Fernando Nobre —  4,9% — 9,1%
Defensor de Moura —  1,2% — 2,9%

Entre Julho e Outubro, Cavaco perdeu 3,9%. Ou seja, exactamente o que Alegre subiu. Com a entrada em cena do PCP, Nobre perde 4,2% e Moura 1,7%.

  Eduardo Pitta

sábado, 9 de outubro de 2010

Aos vencidos

"Um guerreiro aceita a derrota como derrota, e não se engana dizendo "não era importante"

Paulo Coelho (escritor)

Carlos Alberto

Ao vencedor.

Parabéns ao vencedor, Renato Sampaio. A partir de hoje será o homem que liderará os destinos do Distrito do Porto do PS.

O Movimento de Esperança conseguiu um excelente resultado, mas insuficiente para eleger José Luís Carneiro. Fizemos uma excelente campanha. Alguns excessos de ambas as partes poderiam ser evitados. Deveremos todos, vencidos e vencedores, fazer uma análise de algumas situações e evitar que voltem a acontecer.

Carlos Alberto

Resultados de eleições, nos últimos 2 anos em Guifões.

09/10/10


Resultados da eleição de Delegados ao Congresso e Presidente da Distrital em Guifões

Eleição de Delegados;
Votantes:51
Lista A :19
Lista B :30
Brancos: 02 

Eleição do Presidente da Federação;
Votantes:51
Lista A - Renato Sampaio:09
Lista B - José Luís Carneiro:42

_____________________________________________

 25/10/08


Resultados da eleição de Delegados ao Congresso e Presidente da Distrital em Guifões

Eleição de Delegados;
Votantes:32
Lista A :32

Eleição do Presidente da Federação;
Votantes: 32
Lista A - Renato Sampaio: 31
Lista B - Pedro Baptista: 00
Lista C - Eduardo Saraiva: 01

_________________________________________________________________

17 de Abril de 2010
Secção Residencial de Guifões:                 Comissão Politica Concelhia:
Votantes: 37
Lista A           - 36      votos                     Lista A            - 36       votos                       
Votos Brancos - 01                                  Votos Brancos - 01
Votos Nulos     -  0                                   Votos Nulos     -  0

______________________________________________________________

05 de Abril de 2008

Secção Residencial de Guifões:              Comissão Politica Concelhia:
Lista A - 35 votos                                 Lista A - 29 votos
Votos Brancos -04                                Lista B - 10 votos 
Votos Nulos    -  0                                Votos Brancos - 0
                                                             Votos Nulos    -  0

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Porto um Porto de Esperança Uma candidatura Plural

Por um Porto de Esperança - José Luís Carneiro

Por um Porto de Esperança - José Luís Carneiro












DIGNIDADE, POSTURA, ELEVAÇÃO, DEFESA DA REGIÃO - O PRESIDENTE QUE O PS PORTO DESEJA


Notinha: pelos vistos há uma militante de Matosinhos muito preocupada pelo facto de RS não ter Lista em Baião. Que saibamos ninguém foi impedido, provavelmente talvez não exista é militantes interessados...de todo o modo sabendo dessa situação só tem de reinscrever-se nessa concelhia e a própria assumir a candidatura.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

É SEMPRE TEMPO DE TOMAR PARTIDO: VOTA “POR UM PORTO DE ESPERANÇA”

 Como diz o poeta, camarada, Manuel Alegre:

“…todo o tempo é sempre tempo de tomar partido, todo o tempo é sempre tempo de combate. Então ocorrem-me outros versos de Sophia:

“Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos”

E volto a sentir a alegria e o prazer da política. Mesmo que me digam que esta batalha está perdida, repito para mim próprio: só é vencido quem desiste de lutar. E sei que não há maior vitória do que esta: estar onde se deve estar, com os seus, pelos seus.”


publicado por Manuel M. Oliveira

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Não sendo oportunistas, nem fazendo campanha em causa própria, afirmamos que a maioria dos que aqui escrevem


Apoiam sem reservas, desinteressadamente e de forma empenhada a candidatura de 
José Luís Carneiro à Federação Distrital do Porto do PS. 

VOTEM NA LISTA   B
 Aos que na política só sabem estar através da provocação, afirmamos, com serenidade, que qualquer que seja o resultado, a partir de 10/10/10 todos somos poucos para continuar a servir o PS.  

domingo, 3 de outubro de 2010

A FORÇA DA ESPERANÇA EM GUIFÕES-MATOSINHOS A CAMINHO DE DIA 9









GUIFÕES DIA 2 de Outubro




O Movimento da Esperança, mostrou que, sejam quais forem os resultados dia 9, nada mais será igual no PS Porto. A adesão, as intervenções, a liberdade que se respirou, o pensamento livre, mostra como um outro PS Porto é possível, mais forte, porque ambicioso, menos subserviente, mas mais solidário, na solidariedade que se constrói no debate, mais qualificado e generoso, mais solidário, recentrando a sua atitude na valorização dos valores centrais do PS, principalmente num momento tão difícil, onde só alguém com uma forte proximidade à sociedade civil conseguirá dialogar e transmitir mensagens fortes de que desafiem a frustração e o medo, e criem a Esperança: José Luís Carneiro!


Até dia 9, não podemos baixar os braços, cada militante é uma esperança!



Joaquim Paulo

PS: Obrigado Carlos, Em Matosinhos há quem preserve os valores dos Irmãos Passos!

Porque ficaram de fora as reformas milionárias?

Ao invês de algumas medidas penalizadoras de rendimentos mais baixos não se penalizou as reformas chorudas

Intervenção de Joana Lima 2 de Outubro Guifões

Intervenção de Carlos Alberto Ferreira 2 de Outubro Guifões

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Já não há estômago para tanto jantar!...

Os economistas dizem que "não há almoços grátis", mas sabemos que há quem ofereça jantares. Notamos agora que o apetite começa a rarear. Mesmo tentando apoios em redor de uma mesa, começa a crescer a consciência que estas refeições passaram de validade.
Alguns sentem que poderão ter dificuldades em digerir tudo
Como um grande poeta dizia que “todo o mundo é composto de mudança” poderíamos acrescentar:
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se come já como se comia.