sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cobrança da Scut A4 - um crime contra o Concelho de Matosinhos

Os dirigentes do PS Porto deveriam neste momento manter uma atitude de Low Profile, pelo menos em respeito pelos socialistas que têm de dar a cara, todos os dias, por alguns erros deste Governo.
Sempre defendi que as chamadas SCUT's deveriam acabar. Desde que Santana Lopes, em 2004, pegou no assunto, fui o único socialista, que eu conheça, em Matosinhos a concordar com ele. De facto não há, nem havia, razões para a proliferação de Scut's, no litoral. na sua génese as Scust's existiam para o desenvolvimento do Interior mais carenciado, onde nenhuma empresa arriscaria a investir numa Auto-Estrada, em que o retorno do investimento era muito demorado.
Mas agora, na ânsia de tudo cobrar, cometeram-se erros:
1º - A cobrança não arranca em simultâneo em todo o País. O Norte começa a pagar primeiro.
2º - O valor das portagens não são iguais e em certos concelhos o valor é demasiadamente excessivo. Não há coerência nos valores.
3º - No que me diz respeito o pagamento de portagens na A4, entre o nó de Custóias e S. Mamede Infesta, ou seja, o percurso da A4 que atravessa o concelho de Matosinhos, e que veio colmatar uma lacuna no que concerne à mobilidade dos seus residentes, a introdução de uma medida de cobrança aos utilizadores desta via, afectará irreversivelmente a mobilidade sustentada dos Matosinhenses, bem como o seu desenvolvimento e integração solidária da sua população. Esta medida, acabada de ser implementada, discriminará pela negativa os cidadãos de Matosinhos, que serão cobrados por trajectos rápidos urbanos. A A4 é uma estrutura que complementa uma rede viária concelhia a qual se encontra, há muito, saturada.
Em tempos recentes, foi-me dito por um responsável federativo, que havia um estratégia para a questão das Scut's, no Porto. Que havia optado pela negociação em silêncio, evitando por-se em bicos de pés, o que poderia prejudicar os interesses da região. Pois está à vista os efeitos dessa "negociação". Somos os primeiros a pagar e a pagar os valores mais caros por Km. Quanto à estratégia estamos conversados. E aqui não me quero alongar mais, pois a campanha interna já terminou e os militantes já se pronunciaram. Mas não me calam a revolta, por ver um PS ineficaz na defesa dos interesses das populações que dizem representar. Podemos estar muito contentes connosco próprios com resultados recentes, o problema vai ser quando o povo falar nas urnas. Aí não vai haver pagamento de quotas suficiente para conter os danos.Talvez, quando muitos dos que agora se congratularam com a medida começarem a pagar na VCI (já repararam que agora é a A20), para se deslocarem dentro da cidade e concelho do Porto, mudem de opinião.

Carlos Alberto Ferreira

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