segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os senhores espantados!

O portal Wikileaks, que se notabilizou por revelar segredos militares do exército norte-americano sobre a guerra no Iraque, resolveu revelar os telegramas que as Embaixadas Americanas enviam para Washington DC.
Apareceram por ai uns senhores espantados e indignados, com o Imperialismo Yankee devido ao conteúdo desses telegramas, que mais não são que o trabalho de casa do pessoal das embaixadas, 
gente que é paga para isso mesmo, recolher informações e transmiti-las aos respectivos serviços. A revelação desses documentos mais não é que o voyerismo levado ao um extremo nunca visto. 
Os cidadãos têm o direito de conhecer tudo, mas não se deve dar tudo a conhecer aos cidadãos. Penso eu. Tratam-se de papeis que têm os seus contextos e que revelados assim, a seco, podem colocar diversos problemas à diplomacia mundial. Afinal se todos recolhem informações, Russos, Alemães, Franceses, Italianos, Coreanos, Chineses, etc... qual é o crime dos Americanos?
A divulgação destes documentos apenas para alimentar o voyerismo doentio é  preocupante. Que ganham os cidadãos com este chafurdar na porcaria diplomática? Nada! Absolutamente nada!
Mas já nada me espanta, hoje em dia. Vivemos tempos em que há gente que vive da chafurdice da vida alheia. Ver conversas e acontecimentos privados, que ocorrem no âmbito de amigos e conhecidos, serem reproduzidos de forma descontextualizada,  e sem que quem as coloca na praça pública não tenha um pingo de remorso ou vergonha na cara, são o pão-nosso de cada dia.


Carlos Alberto

Sem comentários: