quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ensino de Inglês promovido pela junta de Freguesia de Matosinhos


Sete dezenas de taxistas e de trabalhadores da área da restauração de Matosinhos começaram, ontem, segunda-feira, a ter aulas de Inglês para cativar turistas que visitam o concelho.
Um corrupio de táxis a chegarem pontualmente, às 17.30 horas de ontem, ao parque de estacionamento da Junta de Freguesia de Matosinhos fazia prever que alguma cerimónia protocolar estaria para acontecer. Ainda por cima, o autarca, António Parada, estava à porta de entrada, feito cicerone.
Afinal, a situação não teve configurou nenhuma sessão oficial, cheia de pompa e circunstância. Mas bem podia ter. Até porque não são todos os dias que uma "ideia simples", aliada a uma conjugação de esforços, se transforma num movimento de tamanha adesão.
Quando António Parada pensou que os taxistas e comerciantes ligados à restauração "podiam transformar-se em relações públicas da cidade se aprendessem Inglês" longe estava de imaginar que a iniciativa ganhasse a proporção de todo o concelho. Ontem, terça-feira, no início das aulas, o edifício da Junta foi pequeno para acolher as 70 pessoas inscritas.
"Então goodbye que eu good fico!", brincou um dos alunos, empregado num restaurante, ao sair da primeira lição de Inglês. À porta, 14 taxistas (três eram mulheres) aguardavam com expectativa pelo início da aula.
A experiência de mais de 35 anos com o volante entre as mãos deu a Maria da Conceição Alves, assídua na postura do mercado, o à vontade para arranhar algumas línguas, entre elas o francês, o espanhol e o italiano. "E quando não se percebe de todo o que os estrangeiros dizem, a gente desenrasca-se com a língua gestual", acrescenta, a sorrir.

Sem comentários: