sexta-feira, 28 de maio de 2010
Sobre a Esperança.
Sempre defendi, e cada vez mais, que a melhor forma de ultrapassar a prática aparelhistica passa pelo aprofundamento da democracia interna, através da participação e envolvimento dos militantes nas principais questões do Partido, nomeadamente através de eleições directas. As escolhas, não devem estar apenas nas mãos de uma pequena elite dirigente, mas ser um processo alargado ao maior número de militantes possível, e com a faculdade de apresentação de candidaturas por parte destes a qualquer cargo electivo e de representação do PS.
Vamos aguardar e ver o que o futuro nos trás. Com ESPERANÇA!
Carlos Alberto
Esperança
Mas neste contexto é importante devolver a esperança a quem pretende colhê-la, e sendo um democrata e defensor do sistema partidário, independenpebdentemente de outras formas de expressão de cidadania e de política, é importante que sinais de esperança apareçam ao ciddadãos como rostos novos e práticas renovadas, que limpem as velhas esconjuras e mesinhas que planeiam no tabuleiro do mesmo jogo.
No que concerne ao PS Porto essa é uma opção que se irá por nas próximas eleições. Uma opção geracional, de mudança e esperança.
Um partido não é um rebanho, pelo menos não deve, e nem se conjuga como pletóricas tropas sempre ao serviço do general...nem que este indique o precipio como caminho final, e no Porto, o precipicio já foi lonje é altura de precipitar a mudança!
POPE
Marés Vivas de Matosinhos
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Pergunta
por marés vivas
terça-feira, 25 de maio de 2010
A culpa é do Sócrates. Só pode!
Las Bolsas y el euro caen a mínimos por las dudas sobre la crisis
El Ibex cae un 3,05% y marca su nivel más bajo del año, aunque logra mantener por poco los 9.000 puntos.- La prima de riesgo de España se acerca a sus máximos
El País
sábado, 22 de maio de 2010
Bem-haja ao grupo de comunicação (de um) social democrata pelo esforço em criar o "ambiente" para a dissolução do Governo.
Jornalismo à portuguesa
Obviamente, o Correio Preto conta, com esta notícia, ser citado pelas rádios, televisões e sites, provocando que a notícia dure umas horas. Para isso, conta ainda com a colaboração de todos os partidos que tratarão de comentar, criticar e pedir a presença na Assembleia da República, com carácter de urgência, do ministro das Obras Públicas. Assim, a notícia vive mais umas horas e anima a vida dos portugueses.
Depois, a meio da tarde, José Sócrates irá desmenti-la até usando o argumento de que, nesta altura, esse tipo de investimento seria rídiculo e impensável. Mas à noite, via telejornais, a notícia irá manter-se, baseando-se, antes de mais, na notícia do Correio Preto. E com as óbvias reacções dos partidos. E só depois o desmentido oficial.
No sábado, logo pela manhã, o mesmo Correio Preto conta fazer outra manchete, não pedindo desculpa aos leitores, não admitindo que foi um erro, mas com a história "completa": o Governo tinha mesmo intenções de construir a estação espacial, mas foi a notícia do Correio Preto que obrigou José Sócrates a recuar. E para apimentar a coisa, acrescentaremos que sob pressão de Cavaco , de acordo com "fontes em Belém", e de Pedro Passos Coelho que até admitiu romper o acordo com o Governo.
E assim andará o Correio Preto feliz e contente até, daqui a umas semanas e perante a queda de audiência, tenha mais criatividade para outra grande "cacha": citada, comentada e desmentida. Mas o que importa? A audiência sobe, não sobe?
Emídio Fernando
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Pagamento Especial por Conta
Naquela famosa sexta-feira de Novembro, a oposição, com PSD e CDS à cabeça, aprovava um pacote de medidas que representava um custo adicional de 710 milhões de Euros:
"1) A oposição aprovou hoje a suspensão do novo Código dos Regimes Contributivos, adiando a entrada em vigor do diploma, prevista para 1 de Janeiro de 2010. Segundo o DN, o adiamento o diploma implica um acréscimo de receita de 80 milhões de euros em 2010 e de 170 milhões em 2015.
sábado, 15 de maio de 2010
Manuel Alegre : "Falar claro e com verdade"
Manuel Alegre não aplaude mas diz compreender o plano de austeridade aprovado pelo Governo. E aconselha Sócrates a "falar claro e com verdade", porque "as pessoas são capazes de compreender". Manuel Alegre não aplaude o plano de austeridade mas compreende-o: "Ao ponto a que as coisas chegaram, ficámos sem alternativa a não ser sair do euro". Em declarações ao Expresso, o candidato presidencial diz que gostaria que o acordo político para estas medidas tivesse "ido além do Bloco Central", envolvendo não só os demais partidos como os parceiros sociais, "nomeadamente os sindicatos".
As medidas são "duras, desagradáveis e dolorosas, mas inevitáveis", classifica, alertando, porém, para o risco de recessão que elas acarretam e fazendo votos para que o Governo se debruce agora sobre o crescimento económico.
"Condecorou-se o pecado"
Muito crítico do papel do Banco Central Europeu nesta crise, afirma não compreender "por que se condecorou o senhor Trichet". E ironiza: "Condecorou-se o pecado", numa alusão à Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique que Cavaco Silva atribuiu ao presidente do BCE, aquando da passagem por Lisboa, há uma semana.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Dia da Saúde - Guifões - Sábado 15 de Maio a partir das 15 horas
Rastreio de Saúde Gratuito:
terça-feira, 11 de maio de 2010
Manuel Alegre e o Serviço Militar
(...)
Conclusão: Manuel Alegre de Melo Duarte cumpriu o serviço militar, nomeadamente em África e em situações de combate. Não tem nada a esconder, ao contrário dos cobardes que espalham calúnias a coberto do anonimato e contra os quais não deixará de agir judicialmente.
Nem sempre a União faz a ...Força
Na política, como noutras actividades, essas situações terão perna curta e o tempo será o grande temporizador da realidade, ou da verdade dessa falsa unidade.
Em Matosinhos, em eleições recentes para uma das secções do PS, isso aconteceu, podendo ver-se, quem tanto vociferou, em voz off contra outrém, unidos em lista, com sonantes nomes, apenas visando garantir a vitória do aparelho. O Futuro ditará se este ledo engano não esconderá outra intencionalidade.
Findas as hostilidades, a hora seria de um espaço aberto; atento estarei, se os processos de renovação serão reais, ou meras formalidades.
O que é mais certo, é a hora estar de viragem, e o momento está em ordem a outras formas de fazer política à esquerda...
Pope
Marés Vivas de Matosinhos
domingo, 2 de maio de 2010
A ajuda à Grécia não tem precedentes a nível mundial
Además, también se recortarán las pensiones, las de más de 600 euros mensuales pasarán de 14 pagas anuales a 12, según algunos aspectos del programa adelantados por los medios griegos.
También subirán los impuestos sobre alcohol, tabaco y gasolina un 10% y se incrementará el impuesto del IVA dos puntos, hasta el 23%, en la que es la segunda subida de este gravamen este año."