domingo, 12 de dezembro de 2010

Como voltar a recuperar a confiança dos cidadãos.

Como é evidente, e as últimas sondagens vêem-no revelando, os pontos percentuais que o PS tem vindo a perder são das primeiras vítimas das políticas e da presente crise. Estamos a pagar erros próprios e a conjuntura actual. Não são os malfadados "mercados" que estão a ser julgados, nem serão eles que algum dia irão às urnas.  O ónus das dificuldades com a respectiva factura, está a ser apresentada ao governo da republica. 

Como tentar contrariar isto e voltar a recuperar a confiança dos cidadãos? 

Os socialistas não se podem alhear das pessoas, dos cidadãos e com humildade democrática devem trabalhar para recuperar o eleitorado que se nos vai escapando, vitimas maiores das dificuldades económicas e das medidas que têm vindo ser aplicadas. Deve o  primeiro-ministro corrigir a falta de liderança que se tem vindo a verificar no seio do seu governo. O governo da república, não pode, nem deve ser, um gabinete de "one man show" com o primeiro-ministro a acorrer a todos os fogos. Se os ministros revelam dificuldades na execução das tarefas que lhes foram confiadas, mudem-se os ministros, antes que o próximo Presidente os mude a todos, Sócrates incluído. 
Num ano em que só se irá falar da crise e da dureza das medidas orçamentais, com o agravar da conjuntura económica e social, devemos de uma vez por todas acabar com o nepotismo e com a falta de vergonha na cara de alguns, nas nomeações que fazem para cargos do Estado. Devemos dar um combate firme à corrupção, doa a quem doer. A corrupção, cimentada na aliança entre o poder político e económico está a minar os alicerces da nossa Democracia e da República.

Sem comentários: